Este fim de semana que passou, fui até a uma pequena aldeia chamada Ruvina que se situa a 12 quilómetros da vila do Sabugal no distrito da Guarda.
Diz-se que o sítio da Ruvina não teve origem onde está actualmente, mas sim sobre o Cabeço de Caria Atalaia. Pensa-se que ficou desabitada por causa das formigas aí existentes, que devoravam as crianças, tendo-se a população deslocado para onde hoje é a Ruvina.
Reza também uma lenda de que no Cabeço da Atalaia estão enterrados: um bezerro em ouro, um sino em ouro e um púcaro cheio de dinheiro e quem sonhar três noites seguidas com o sitio vai achar o tesouro. Pergunto-me porque será que se tem de sonhar três noites com o sítio onde está o tesouro? Será que é para confirmar? Mas quem sou eu para contrariar os antigos? Se é três, é três!
Apesar de pequena, com cerca de 150 habitantes, a Ruvina conta com o Colégio de Cristo Rei da Ruvina fundado pela Sra. D. Cândida Dinis da Fonseca, que ajuda crianças abandonadas, e ainda hoje funciona possuindo jardim de infância, creche e ATL. Todos os monumentos que se encontram na Ruvina são de carácter religioso, por isso para além do Colégio é possível ver também a Igreja Matriz e o campanário com os seus sinos, não deixando de referir a Capela de Nossa Senhora das Preces que se encontra ainda no Cabeço da Atalaia. É um lugar agradável de visitar apesar do muito frio que se faz sentir por lá nesta altura de inverno.
Passem por lá!
Fonte: http://www.patrimonio-turismo.com/juntas/zoom.php?identifx=901
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruvina
Fotos tiradas por mim:
Colégio de Cristo Rei da Ruvina
Capela de Nossa Senhora das Preces
Campanário
Forno Comunitário
Nesse mesmo fim de semana fui à tão conhecida Serra da Estrela.
É a maior serra de Portugal Continental com 1993 m de altitude aos quais se adiciona os 7 metros da torre o que perfaz os 2000m. A subida é feita através de curvas e contra curvas que nos vão proporcionando vistas magníficas.
Nesta altura do ano como era de esperar encontrei um cume totalmente gelado e repleto de beleza. Muitas pessoas juntaram-se nesse fim de semana para se divertirem na neve e dar umas valentes quedas. Umas faziam Ski outras eram mais adeptas do Sku, deslizando sentadas nos seus ternós ou (novidade que encontrei) os discos! Que não são nada mais nada menos que simples círculos de plástico onde nos sentamos e deslizamos encosta abaixo todos contentes e felizes. Devo dizer que tirar fotos lá em cima não é uma tarefa fácil, pois a mão tem tendência a doer, tal é o frio. Mas em suma um fim de semana muito bem passado...
Fotos tiradas por mim:
Brrrrr... Que Frio... :)
Fiquem bem e boas viagens!