publicado por Hans | Segunda-feira, 27 Julho , 2009, 23:07

 

Este fim de semana fui convidado para ir à ExpoFACIC, em Cantanhede, ver os Deolinda. Não conhecia este grupo até os ter visto este ano na Queima das Fitas,fiquei agradávelmente surpreendido.

 

Quem disse que o fado tem que ser triste e que tem de ser entediante? Os Deolinda conseguem trazer uma nova forma de cantar o fado. De forma divertida e dançante Ana Bacalhau dá voz a esta suigeneris banda, que ao contrário das cantoras de fado tradicionais não usa vestes negras, antes pelo contrário cores garridas é o que se poderá ver na indumentária da vocalista.

Outra particularidade do grupo é que para tocar fado não usam guitarra Portuguesa mas sim guitarra clássica. Nas letras das músicas consegue-se detectar uma vertente cómica em que se conta pequenas histórias corriqueiras, e não temas pesados como por vezes se encontra no fado dito tradicional.  Ao vivo os deolinda surpreendem pela dinâmica, Ana Bacalhau consegue nos intervalos das músicas captar o público com uma pequena e divertida explicação da música em forma de história. Dona de uma voz invejável, consegue aguentar todo o concerto sempre com a voz afinada e com alegria.

 

De valorizar o facto de Ana Bacalhau apresentar todos os membros da sua banda, e quando falo os membros não falo só os que tocam com ela em palco mas TODOS os assistentes, referindo os nomes. Uma banda ou cantor não consegue todo o seu sucesso sozinho, de valorizar a hulmidade...

 

Os Deolinda nasceram em 2006 e o seu album Canção ao Lado foi lançado em 2008 chegando já ao Disco de Platina. Receberam igualmente um globo de ouro da SIC para melhor revelação do ano.  

 

Elementos:

Ana Bacalhau (Voz)

Pedro da Silva Martins (guitarra clássica/voz)

Zé Pedro Leitão (contrabaixo/voz)

Luís José Martins(guitarra clássica/voz/entre outros instrumentos) :P

 

Se nunca ouviram este grande grupo, aconselho vivamente a fazê-lo... E pode ser já:

 

 

sinto-me: BEM...
música: DEOLINDA - Fado Toninho

Rene a 28 de Julho de 2009 às 23:06
de facto, um bom grupo!!! gosto mto! bom trabalho hans!

O&Q a 29 de Julho de 2009 às 00:26
concordamos plenamente com a tua análise hans, não sendo grande fã dos Deolinda, temos que admitir que, vendo-os ao vivo na EXPOFASIC, ficamos com uma boa impresão da banda.............. eles de facto sabem dar um bom espéctaculo

miúda a 7 de Agosto de 2009 às 00:33
Muito bom, também os vi a primeira vez agora na queima e quero repetir o concerto quando tiver oportunidade :)
***

Sara a 18 de Agosto de 2009 às 00:39
Gosto.
São diferentes e tentam mudar a face do fado português. Se bem que, por terem tentado fazê-lo nao sao levados completamente a sério, pelo menos pela cr´tica enquanto ''fadistas''. Mas acho muito bem! A mudança é o caminho :D Chega de Amália e afins, porque para cenas dramáticas já nos chega determinadas cenas ou fases das nossas vidas xD (sem ofensa aos fãs de fado, ou da Amália)

Anónimo a 23 de Dezembro de 2009 às 00:34
Concordo ctg. Eu não gsto de fado, por o achar triste e melancólico. Como tod a gente, acho piada a alguns fados da Amália e Mariza e poucos mais. Mas o fado dos deolind é diferente, dá para rir, dá para chorar, dá para dançar. eu mais uns amigos vimo-los na keima e acredita não paramos de dançar xD uma das melhores surpresas dos últimos tempos na música portuguesa ;)


T.

AOBTW TEAM
ONDE ESTARÁ...
 
Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
17
18

19
20
22
23
24
25

26
28
29
30
31


O que andam a dizer
vc vende amigo 11 961956086 whatsapp
Cara, essa banda é uma das minhas favoritas, pena ...
slash o deus das guitaras
Adorei a comida e o restaurante
Pois, de facto, a verdade é que o tempo não abunda...
Às vezes pode acontecer a situação "Não há mais na...
Confesso que por vezes vejo, mas acredita que acab...
Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não r...
Bem, eu como fã adoro o post . O HP também me acom...
Saudações automobilisticas,Bem destes quatro carro...
blogs SAPO