Com a 2ª jornada da fase de grupos completa, vão ficando algumas coisas definidas no Mundial de Futebol! Ora, no Grupo A tudo em aberto é verdade, mas Uruguai e México têm a passagem praticamente assegurada, grande desilusão é a França que tem muito poucas hipóteses de passagem.
Grupo B tem uma Argentina em forma e que tem a qualificação praticamente assegurada, as outras três equipas (Grécia, Coreia do Sul e Nigéria) ainda lutam pelo 2º lugar.
No Grupo C muito equilibrio com os Eslovenos em boa posição mas que na última jornada defrontam a Inglaterra...os ingleses têm mostrado muito pouco mas nunca se sabe se não podem acordar, Algéria e Estados Unidos estão também na luta e tudo pode acontecer.
No Grupo D a vitória da Sérvia sobre a Alemanha veio baralhar as contas do grupo e tudo pode acontecer, sendo que nesta altura o Gana lidera com 4 pontos e a Austrália está em má posição com apenas 1 ponto.
No Grupo E já há decisões, a Holanda já se qualificou e os Camarões já estão eliminados, na última jornada Japão e Dinamarca discutem o 2º lugar.
No Grupo F, a Itália continua a desiludir ao empatar a 1 com a Nova Zelândia e o Paraguai venceu por 0-2 a Eslováquia, no grupo está tudo em aberto e gostava de uma surpresa Neo Zelandesa.
No Grupo H, o Chile está já qualificado e a Espanha acordou para a vida ao bater as Honduras...Que ainda matêm, penso, uma hipótese remota de passar...Mas muito remota mesmo.
Deixo para o fim o grupo G, o de Portugal! O Brasil ajudou a equipa das quinas e bateu 3-1 a Costa do Marfim, carimbando a passagem à próxima fase. Já Portugal voltou às vitórias e de que maneira, perante uma Coreia do Norte que no primeiro tempo ainda tentou esboçar algo, só custou entrar o primeiro golo, chegando com 1-0 ao intervalo. Na 2ª parte os golos foram chuvendo e o jogo tornou-se muito fácil para Portugal já que a Coreia partiu completamente após o 2º golo português e a verdade é que Portugal marcou 7 mas podiam ter sido bem mais.
Relativamente a jogadores do Benfica:
- 23 Fábio Coentrão (Portugal) - Exibição de elevado nível do jogador do Benfica onde fez uma assistência para Hugo Almeida. Jogou os 90' e teve sempre grande liberdade ofensiva, tal e qual como gosta, teve poucas preocupações a defender pois os coreanos a isso não obrigaram e cada vez mais se vai afirmando como o lateral esquerdo indiscutível desta selecção!
- 17 Ruben Amorim (Portugal) - Não saiu do banco na vitória das quinas contra a Coreia do Norte.
- 16 Maxi Pereira (Uruguai) - 90' na vitória da sua equipa por 0-3 frente à África do Sul. Exibição sem grande exuberância do defesa do Benfica mas com a segurança do costume.
- 14 Luisão (Brasil) - O central não saiu do banco na vitória da canarinha contra a Costa do Marfim.
- 18 Ramires (Brasil) - Entrou já no periodo de compensação quando a sua equipa vencia 3-1 a Costa do Marfim, rendeu Robinho...mal tocou na bola no cerca de minuto e meio que esteve em campo.
- 7 Oscar Cardozo (Paraguai) - Cerca de 10' em campo na vitória da sua equipa por 0-2 frente à Eslováquia! Tendo entrado discretamente para o lugar de Barrios, Cardozo acabou por contribuir para o 2º golo da sua equipa após se ter atrapalhado com um colega de equipa e a bola ter sobrado para Riveros para este fazer o 2ºgolo num bom remate.
- 7 Angel Di Maria (Argentina) - 90' contra a Coreia do Sul no jogo que a Argentina venceu por 4-1! Di Maria esteve melhor que na jornada anterior e viu-lhe mesmo um golo a ser negado após grande defesa do guardião Coreano. Ainda assim, ainda não se viu o melhor Di Maria neste Mundial.
Termino deixando um video do primeiro golo de David Villa às Honduras...Momento de enorme classe do novo jogador do Barcelona: