Hoje nesta já nossa habitual rubrica irei falar-vos de um desenho animado que tanto marcou as nossas infâncias! O Dragonball!
O Dragonball foi originalmente um manga japonês criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes entre os anos de 1984 e 1995 (de referir que estas datas não consegui confirmar 100%), o livro virou série de anime e foi para o ar no Japão a 26 de Fevereiro de 1986, sendo claro, um sucesso imediato!
E em que consitia a mítica série? Bem, a trama gira em torno de Songoku, um jovem muito especial com cauda de macaco! Songoku morava sozinho naquela que era a casa do seu avô adoptivo Sangohan e tinha de recordação dele uma bola de cristal...um certo dia uma jovem, Bulma, que procurava as 7 bolas de cristal deparou-se com Songoku, e após um encontro muito atribulado, os dois tornaram-se amigos inseparáveis e partiram à procura das 7 bolas de cristal. E que tinham essas bolas de especial? Bem, rezava a lenda que quando reunidas o Dragão Sagrado aparecia e poderia realizar um desejo...Poderoso hein?
Na sua demanada pelas bolas, Songoku conheceu diversas personagem, os amigos para a vida Yamcha, Krillin ou Tartaruga Genial, mas também os marcantes(e cómicos diga-se) vilões Pilaf, General Blue...etc. Com a Tartaruga Genial fez um intenso treino de artes marciais juntamente com Krillin...rapidamente Songuku ficou em condições de ultrapassar o seu mestre!
Ao longo da história, Songoku participa por 3 vezes no torneio de artes marciais, vencedo-o à terceira, derrota sozinho o Exército da Legião Vermelha, salva o Mundo de Coraçãozinho de Satã...Enfim, sozinho é o maior!
O herói Songoku
Ao contrário de que alguns podem dizer, a série não assenta na violência e até acaba por ter as suas moralidades positivas...a inocência de Songoku, a valorização de valores morais e da amizade, fazem-me dizer que o Dragonball é daquelas coisas que todas as gerações deveriam ter! Isto para não falar de algumas situações delirantes de humor que deixam qualquer um bem disposto...A interação do Tartaruga Genial com o sexo feminino é qualquer coisa :P
Em jeito de conclusão, Dragonball foi das coisas mais poderosas que a televisão portuguesa nos mostrou, mais concretamente a SIC em 1995, e fez as maravilhas da juventude nos anos 90...Marcante mesmo e inesquecível!
Termino com o video da abertura em português da série: