publicado por Hans | Terça-feira, 10 Agosto , 2010, 20:48

É com a chegada do verão e do mês de Agosto que se vê por todo o território nacional (quiçá internacional lol) emigrantes de todo o lado.

Segundo a Wikipédia: (essa grande e sobretudo “FIÁVEL“ fonte de informação)

 

A emigração é o acto e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenómeno da imigração mas visto da perspectiva do lugar de origem. Emigração é a saída de nosso país.

 

Esta descrição deitou por terra a ideia que sempre tive sobre as palavras Emigração e Imigração… Para mim Imigração é para quem saía para fora do país, Emigração era para quem se mudava dentro do mesmo país… Pelos vistos enganei-me…Enfim…

Como estava a dizer, pode-se ver um pouco por todo lado os emigrantes que regressam ao seu país de origem numa forma de matar saudades dos entes queridos e de visitar o nosso belo país.
Mas é impressão minha ou muitos (Não generalizando é claro) dos emigrantes fazem questão de mostrar que realmente o são… É vê-los na rua a falar na língua estrangeira uns para os outros, mesmo que saibam fluentemente o português.
Nunca repararam num pai ou numa mãe emigrante em França a tentar repreender o seu filho?


- Pierre, arrête!
- Pierre, viens ici!
- ANDA JÁ CÁ SENÃO LEVAS!

- Tu vas tomber…
(O petiz cai)
- Eu não disse que ias cair meu palerma?

 

Os filhos de emigrantes! Analisemos os filhos dos emigrantes. Se reparem é raro o filho de emigrante que saiba falar a língua de Camões, isto apesar de os pais a saberem fluentemente.
Acho muito mal não incutirem em casa a língua Portuguesa. E pensam vocês: para quê? O português não é uma língua mundial…
Até pode ser verdade, mas quando são pequenos não custa nada introduzir uma nova língua e ficam a saber. É que depois vão para a escola aprender Espanhol…

Outra coisa incrível é o facto de alguns terem emigrado não faz sequer um ano e já vem com um sotaque enorme e a misturar palavras da língua estrangeira no português.


- Ontem fui à ZÁRRÁ e comprei uma chemise muito beau.
- A flat da Maria é mesmo spacious!

 


Outra coisa que me intriga é o facto de muitos deles trazerem sempre grandes carrões. Não me admirava nada que muitos deles fossem alugados numa de fazer inveja e mostrar que estão bem na vida lá fora.
Tenho pessoas amigas emigrantes que contam que muitos por lá parecem uns maltrapilhas e poupam em tudo para quando tiverem de vir cá a Portugal alugarem um carrão e comprarem roupas XPTO para fazer sainete.
Reprovável… Vivem das aparências!

 

 

Não se pense que estou contra os emigrantes! Nada disso, os meus pais já o foram...  Apoio a 200% a vinda dos emigrantes com as suas famílias e amigos. Revela que gostam do país que o querem dar a conhecer este pedaço de terra a beira mar plantado.

Um bem haja a todos os emigrantes e uma boa viagem de regresso a casa!

 

PS.: Ainda me hão-de me explicar o fascinio pela camisola da selecção Portuguesa (A imagem de marca do Emigrante)

 

 

Despeço-me com uma música do Duo São Lindas, emigrantes no Canadá:

 

 

sinto-me: Tuga
música: Duo São Lindas- Poesia

Anónimo a 12 de Agosto de 2010 às 23:22
Olá estive em França seis meses. Pouco tempo, pensarás tu e com razão quando compararmos a esse período de tempo, os 20 ou mais anos que os avecs " tiveram lá fora. avecs esses que são tão portugueses quanto nós, com ou sem manias. nesses seis meses, passava grande parte do meu tempo a falar uma língua que não era a minha e para surpresa minha, quando estava em aulas de português, por vezes, faltava-me vocabulário da minha língua materna. porque é que isso acontecia ? só falava português com 3 professores , no máximo, com amigos por sms e msn e com os meus pais. passava grande parte do meu dia a falar francês ou inglês. e dava por mim a transformar palavras portuguesas em francesas e vice-versa e só tive lá seis meses, imagina 20 anos.
quando estás lá fora, sentes saudades das mínimas coisas do teu país. por isso, para mim é mais do que compreensível que eles, os emigrantes, queiram vestir a camisola da selecção ou algo do género. só representa o orgulho que têm do nosso país.
se vem para cá com grandes carros, é possível que sejam realmente deles, visto que lá fora, os carros são MAIS BARATOS, e visto também que poupam o ano inteiro para virem passar ferias com a família e divertirem-se. e se têm dinheiro para isso que o façam ao menos n nosso país.
em relação à questão do português e dos filhos dos emigrantes, tenho uma má notícia para te dar, muitos não querem, simplesmente, aprender e aprendem o espanhol pq simplesmente está na moda, em França e noutros países francófonos
sinceramente, o preconceito dos avecs é ridículo , pelo menos na minha opinião.
tenta sair do teu país por algum tempo e verás o quanto sentirás falta das pequenas coisas, mesmo daquelas que não davas valor.
T.

Hans a 13 de Agosto de 2010 às 00:37
Cara T.

Não pretendi insultar ou menosprezar os emigrantes com este post.
Até porque, como deves ter lido, os meus pais foram emigrantes e eu próprio nasci no estrangeiro. E não foram meses, foram anos... E não, não era possível de todo vir todos os anos a Portugal, pois não era tão simples como pegar num carro, seja ele alugado ou não, e vir até terras lusas.
Quanto aos filhos de emigrantes não "quererem saber" português... Quando se é criança não se tem noção do que se quer ou se não quer. Vai-se é no facilitismo... Tenho amigos que tiveram filhos no estrangeiro e no entanto eles falam muito bem português, e porquê? Porque os pais e os avós só falam em português em casa e assim torna-se fácil não? Só porque estás num país diferente não és obrigado a falar a língua deles em casa, especialmente se se tem tanto orgulho no nosso país e na nossa língua, e sim, compreendo perfeitamente a troca de palavras entre línguas é normal para quem passa tantos anos num país que não é o seu.

O orgulho por um país não está em vestir uma camisola, mas sim nos actos que se faz por esse país e não dizer que "lá" é que é bom.
E como mostrar esse orgulho? Que tal em vez de vestir a camisola da selecção, incentivarem os filhos a falar o tal português? Sim porque se não querem sequer tentar é porque, vá, o orgulho não será assim tanto...

E continuo a dizer que, infelizmente, muitos dos emigrantes (não generalizando obviamente) vêm mais para "mostrar" o que tem do que visitar os familiares ou matar saudades das "pequenas coisas".

Cumprimentos a todos os emigrantes, uma boas férias e um bom regresso a casa!

AOBTW TEAM
ONDE ESTARÁ...
 
Agosto 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

16
20
21

22
25

30


O que andam a dizer
vc vende amigo 11 961956086 whatsapp
Cara, essa banda é uma das minhas favoritas, pena ...
slash o deus das guitaras
Adorei a comida e o restaurante
Pois, de facto, a verdade é que o tempo não abunda...
Às vezes pode acontecer a situação "Não há mais na...
Confesso que por vezes vejo, mas acredita que acab...
Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não r...
Bem, eu como fã adoro o post . O HP também me acom...
Saudações automobilisticas,Bem destes quatro carro...
blogs SAPO