É com a chegada do verão e do mês de Agosto que se vê por todo o território nacional (quiçá internacional lol) emigrantes de todo o lado.
Segundo a Wikipédia: (essa grande e sobretudo “FIÁVEL“ fonte de informação)
“A emigração é o acto e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenómeno da imigração mas visto da perspectiva do lugar de origem. Emigração é a saída de nosso país.”
Esta descrição deitou por terra a ideia que sempre tive sobre as palavras Emigração e Imigração… Para mim Imigração é para quem saía para fora do país, Emigração era para quem se mudava dentro do mesmo país… Pelos vistos enganei-me…Enfim…
Como estava a dizer, pode-se ver um pouco por todo lado os emigrantes que regressam ao seu país de origem numa forma de matar saudades dos entes queridos e de visitar o nosso belo país.
Mas é impressão minha ou muitos (Não generalizando é claro) dos emigrantes fazem questão de mostrar que realmente o são… É vê-los na rua a falar na língua estrangeira uns para os outros, mesmo que saibam fluentemente o português.
Nunca repararam num pai ou numa mãe emigrante em França a tentar repreender o seu filho?
- Pierre, arrête!
- Pierre, viens ici!
- ANDA JÁ CÁ SENÃO LEVAS!
- Tu vas tomber…
(O petiz cai)
- Eu não disse que ias cair meu palerma?
Os filhos de emigrantes! Analisemos os filhos dos emigrantes. Se reparem é raro o filho de emigrante que saiba falar a língua de Camões, isto apesar de os pais a saberem fluentemente.
Acho muito mal não incutirem em casa a língua Portuguesa. E pensam vocês: para quê? O português não é uma língua mundial…
Até pode ser verdade, mas quando são pequenos não custa nada introduzir uma nova língua e ficam a saber. É que depois vão para a escola aprender Espanhol…
Outra coisa incrível é o facto de alguns terem emigrado não faz sequer um ano e já vem com um sotaque enorme e a misturar palavras da língua estrangeira no português.
- Ontem fui à ZÁRRÁ e comprei uma chemise muito beau.
- A flat da Maria é mesmo spacious!
Outra coisa que me intriga é o facto de muitos deles trazerem sempre grandes carrões. Não me admirava nada que muitos deles fossem alugados numa de fazer inveja e mostrar que estão bem na vida lá fora.
Tenho pessoas amigas emigrantes que contam que muitos por lá parecem uns maltrapilhas e poupam em tudo para quando tiverem de vir cá a Portugal alugarem um carrão e comprarem roupas XPTO para fazer sainete.
Reprovável… Vivem das aparências!
Não se pense que estou contra os emigrantes! Nada disso, os meus pais já o foram... Apoio a 200% a vinda dos emigrantes com as suas famílias e amigos. Revela que gostam do país que o querem dar a conhecer este pedaço de terra a beira mar plantado.
Um bem haja a todos os emigrantes e uma boa viagem de regresso a casa!
PS.: Ainda me hão-de me explicar o fascinio pela camisola da selecção Portuguesa (A imagem de marca do Emigrante)
Despeço-me com uma música do Duo São Lindas, emigrantes no Canadá: