publicado por Hans | Terça-feira, 05 Outubro , 2010, 23:20

Antes de começar queria pedir desculpa pela minha ausência no que toca a posts… Mas realmente ultimamente não tenho tido disponibilidade para uma frequência maior de posts, espero que venha a melhorar! ;)

 

Hoje vou falar-vos sobre aqueles programas que ninguém diz que vê mas no fundo toda a gente dá uma espreitadela, os reality shows.

Cá em Portugal o fenómeno dos reality shows iniciou-se com o famoso Big Brother em 2000 apresentado pela Teresa Guilherme que permitiu à TVI lançar-se para a frente nas audiências. Quem não se lembra do Zé Maria das galinhas, e da Marta e do pontapé do Marco? Quer se queira quer se não, ainda hoje essa cena é falada no dia-a-dia.

 

Na altura o programa teve um impacto assombroso pois até à altura nada de parecido se tinha visto na televisão em Portugal.

A partir daí foi ver a multiplicação de vários formatos nos vários canais, numa tentativa de aumentar as suas audências. A própria TVI usou o formato até à exaustão repetindo-o pelo menos 5 ou 6 vezes (contando com as versões dos famosos) na versão normal, passando por adaptação à tropa, à quinta e até ao circo…

 

A SIC tentou trazer para o seu canal vários outros formatos parecidos, como o Acorrentados, o Bar da TV ou o Masterplan. Este último foi ainda o que teve mais sucesso, quem não se lembra da inconfundível Gisela Serrano?

De á uns anos para cá a moda pegou nos reality shows que envolvem artes como o canto ou a dança.

A SIC decidiu integrar o Ídolos na sua grelha, um programa que logo à partida sabia-se que ia ser um sucesso já que os concorrentes que aparecem no inicio (casting) do programa são como assim dizer… Cromos :P e quem não gosta de ver um bom cromo?

A RTP numa tentativa de angariar mais audiências também apostou na Operação Triunfo que se trata de basicamente de uma escola de canto onde os concorrentes ao logo das semanas vão aprendendo as mais variadas técnicas e no fim-de-semana tem de mostrar o que valem.

Curiosamente a TVI nunca teve uma presença forte neste tipo de programas tendo, penso eu, sido o mais conhecido o Uma Canção para Mim que envolvia miúdos.

 

 

Uma pergunta que se impõe é: Será que este tipo de formatos ainda dá audiências?

A resposta é: SIM!

Claro que dão audiências, pois as pessoas gostam de ver as vidas das outras pessoas e de envolver nelas… Há sempre uma alcoviteira em cada um de nós… LOL

 

Será que este tipo de programas é bom para os concorrentes?

A resposta para esta é complicado… Na minha opinião é que para alguns deve ter sido bom e para outros nem por isso. Muitos vão com o sonho do mundo cor-de-rosa em que tudo na TV é perfeito e que só por ter participado num Big Brother irá logo ter a vida feita. Vê-se pela quantidade de pessoas que já participaram nos reality shows e o povo nem de metade se lembra… Até com os concorrentes de programas como Ídolos isso acontece quanto mais…

 

Actualmente nas TV’s portuguesas está no ar o Ídolos na SIC e o Secret Story na TVI que é basicamente um Big Brother com umas regras diferentes. A RTP já começou também a preparar o regresso da Operação Triunfo.

Mais uma vez o fim de ano vai estar pautado com um destes programas está-se mesmo a ver não é?

Pessoalmente se concorria a um destes programas? Talvez… Num formato tipo Big Brother ou assim! MAS, há uma pergunta que assola e que sempre me fez um pouco de ESPÉCIE vá… Como é com os empregos destas pessoas? Eu sei que são pagos para lá estar, até aí tudo bem mas e depois? Ficam sem o emprego? É feito algum acordo com as empresas onde trabalham? hhmmmm Será que ganham assim tanto dinheiro a participarem nisto?

 

E voçês? Seriam capazes e concorrer a algum reality show? Que pensam sobre eles?

 

Fica aqui alguns genéricos dos reality shows em Portugal:

 

Big Brother 1

O Bar da TV
Operação Triunfo 2007
Ídolos
Secret Story

AOBTW TEAM
ONDE ESTARÁ...
 
Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12

19
22
23

27

31


O que andam a dizer
vc vende amigo 11 961956086 whatsapp
Cara, essa banda é uma das minhas favoritas, pena ...
slash o deus das guitaras
Adorei a comida e o restaurante
Pois, de facto, a verdade é que o tempo não abunda...
Às vezes pode acontecer a situação "Não há mais na...
Confesso que por vezes vejo, mas acredita que acab...
Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não r...
Bem, eu como fã adoro o post . O HP também me acom...
Saudações automobilisticas,Bem destes quatro carro...
blogs SAPO