publicado por Hans | Terça-feira, 12 Abril , 2011, 23:00

 

Olá a todos!

 

Como devem saber hoje é o último dia para responder ao questionário dos censos através da Internet, mas caso ainda não tenham respondido não entrem em pânico pois podem preencher o dito até dia 24 deste mês em suporte de papel… Acho que é a primeira vez que vejo algo entregue em papel com uma duração superior ao suporte digital…

 

Mas como pouco nesta “sondagem” é normal, não me espanta!

 

Não sei se já tiveram a oportunidade de folhear e ler o questionário mas eu enquanto o preenchia ia tendo as mais diversas reacções às perguntas, desde cómicas à desconfiança…

 

Os Censos foram criados para, de uma forma precisa, saber quantos somos e por onde andamos e como estamos distribuídos no país e no mundo. Sim, porque os Censos também são realizados em todos os países do mundo, uns mais, uns menos, mas todos o fazem… Em Portugal, como na maioria dos países, realiza-se de 10 em 10 anos aproximadamente.

 

Não sendo este questionário uma coisa propriamente nova poderia-se pensar que tudo correrá pelo normal, sem sobressaltos… No entanto este inquérito já sofreu como que umas pequenas censuras devido a algumas questões serem do foro mais intimo dos cidadãos ou então por tentarem equipar coisas que pelos vistos não podem ser equiparadas!

Apesar de essas perguntas estarem proibidas estas ainda figuram nos formulários tanto em papel como na internet, no entanto a Comissão pediu para o INE eliminar quaisquer respostas a essas mesmas perguntas.

 

A polémica reside essencialmente em duas perguntas em que na primeira é questionado ao cidadão se tem uma relação de união de facto com um parceiro do mesmo sexo ou de sexo diferente e se reside com ele. A segunda prende-se com a exigência de indicar o nome e o sexo das pessoas, que não residindo no alojamento, estavam lá presentes no dia 21 de Março. (Já não se pode dar festas em casa… tss tss)

Existe outras polémicas como a tentativa de “abafamento” dos recibos verdes abusivos levando a pergunta com que os cidadãos respondam que trabalham por contra doutrem e a contabilização dos reclusos como trabalhadores pois como realizão serviços dentro da prisão e recebem cerca de 2€ passa a ser considerado trabalho.

 

No fundo acho que o INE quer saber quase tanto ou mais que nós com este questionário… Sim porque algumas perguntas ainda tive que pensar um bocado para conseguir responder... e não muito convencido tenho a dizer… é complicado ter de responder a perguntas relacionadas como anos passados…

 

Agora vou-vos deixar com algumas das perguntas que achei mais interessantes:

 

“O alojamento tem retrete?”

                Épico. Incluir a palavra retrete num inquérito nacional é de valor…

 

“Qual o seu estado civil legal?”

                Ok! Existe um estado civil ilegal? Por favor elucidem-me de tal dúvida….

 

“Naturalidade (Indique o local de residência da sua mãe quando você nasceu)”

                O local de residência da mãe não implica que seja o local de nascimento da pessoa, que raio… Pode morar nos Açores e numas belas férias de verão, puff, saiu o cachopo no meio de uma qualquer praia nas Bahamas… No entanto coloca-se o local de residência de mãe… Certo! Só se o Hotel também contar como residência temporária…

 

“Na semana de 14 a 20 de Março trabalhou?”

“Não trabalhou na semana de 14 a 20 de Março porque:”

                Já agora não querem saber quando a última vez da ida ao supermercado?  Ou então quantas vezes foi à referida retrete no referido período?

 

Em vez de perguntas mal formuladas e algumas de sentido dúbio podiam incluir perguntas de pesquisa por exemplo de doenças raras ou assim… Sim porque vi no telejornal que vão como se fazer uma prospecção de quantas pessoas em Portugal tem Parkinson… É de mim ou o censos teria sido uma boa oportunidade para incluir isso? Ai não esperem.. isso seria poupar dinheiro…

 

 

E por aqui me fico para não estender muito mais o post…

 

E vocês que perguntas acharam curiosas? Deixem aqui o vosso comentário!

 

 

Um bem haja a todos…

 

 

 

 

 

sinto-me:

miúda a 13 de Abril de 2011 às 13:38
Muito bem, apoiado. Este país está pela palermice como um bebedo a implorar mais alcool --'

AOBTW TEAM
ONDE ESTARÁ...
 
Abril 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
16

17
18
19
20
22

24
25
26
27
30


O que andam a dizer
vc vende amigo 11 961956086 whatsapp
Cara, essa banda é uma das minhas favoritas, pena ...
slash o deus das guitaras
Adorei a comida e o restaurante
Pois, de facto, a verdade é que o tempo não abunda...
Às vezes pode acontecer a situação "Não há mais na...
Confesso que por vezes vejo, mas acredita que acab...
Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não r...
Bem, eu como fã adoro o post . O HP também me acom...
Saudações automobilisticas,Bem destes quatro carro...
blogs SAPO