Saudações amigos, conhecidos e outros!
Ora...hoje vou falar de agricultura!!! Bela mer...porcaria, estão vocês a pensar...E bem, até vos poderia dar razão, mas não!
Ainda que a agricultura hoje em dia continue a ser fundamental, e muito do que comemos dela provenha, a verdade é que a partir de uma certa idade perde-se a vontade de praticar o acto propriamente dito...Mas quando se é uma criança....e da cidade, a agricultura é algo esmagador...sublime...uma experiência quase ao nível de ter um filho....Ou menos, mas vamos acreditar que é perto disso!
Uma jovem criança da cidade, nos seus 5-8 anos, apesar de ter a perfeita noção de o que era a agricultura e afins(ao contrário das crianças da cidade de hoje, que pensam que o leite no pacote vem de uma árvore e os ovos também), não tinha bem bem a ideia de como as coisas se processavam...em termos de etapas e afins! Então vir passar o mesito de férias à aldeia era como que uma epifânia...a luz descia sobre uma pessoa, e em pouco instantes se estava a sentir um verdadeiro Engenheiro Agrónomo!
E porquê? Bem...falando por mim, tinha à disposição um espacinho de terra onde podia lá enfiar o que bem me aptecesse! Desde sementes de feijões, tomates, pimentos, pepinos, abóboras...Mesmo que não fosse a época de determinada coisa, eu lá fazia o buraco e metia a bela da semente! E era fenomenal, quando a semente se desenvolvia e lá subia a bela planta pela terra, vindo ver a luz do Sol! É certo que aquelas que eram colocadas fora de época acabavam por morrer entretanto....Mas ainda cheguei a comer, por exemplo, feijão verde semeado por mim....ah pois é! Que orgulho....De referir que não era semear apenas, também era meter o belo adubo, regar...etc! Acho que vendo bem, era substancialmente melhor que um Engenheiro Agrónomo!
Podem pensar que é uma experiência irrelevante....quiçá idiota, mas penso que toda a gente devia passar por estes momentos agrónomos....Um pouco para dar valor a quem faz o trabalho a sério e disso vive, e também para terem noção do que são as coisas!
A todos, um bem haja