publicado por Otto | Sábado, 30 Julho , 2011, 21:55

Saudações!

 

Como sabem, nos últimos tempos algumas marcas têm recuperado nomes de modelos míticos do seu passado e lançado-os com novas linhas, motorizações, blá blá blá, mas serão sucessores dignos daquilo que foram no passado? Para ajudar a responder a esta pergunta vou pegar em quatro modelos: Fiat 500, Volkswagen Beetle, Lancia Delta e o Mini!

 

Vamos começar pelo pequeno italiano da Fiat!

 

 

O Fiat 500 começou a ser produzido em 1957 (até 1975) e era um pequeno carro, citadino movido um motor bi-cilindrico, barato e económico, o carro foi um enorme sucesso primeiro em Itália e com o passar dos anos em toda a Europa! O primeiro modelo, o Nuova 500 deu origem a várias derivações/evoluções, incluindo por exemplo um modelo preparado pela Abarth! Enfim...é o carro que se for visto hoje a circular, uma pessoa sente um certo carinho, é como se fosse um avozinho de idade que estivessemos a ver!

 

 

Em 2007 a Fiat decidiu "ressuscitar" o 500 e introduziu o modelo que vemos em cima! O que muda? Muita coisa...mas no entanto o carro consegue conservar as ideias do anterior modelo! É certo que ficou um pouco maior, quase com o dobro do peso, cheio de modernices...Mas continua a ser um pequeno e relativamente económico modelo citadino...O interior tenta ser retro com um toque de modernidade e o resultado final é agradável! A frente do veículo também ela mantem uns ares do modelo de 1957, o que é bom! Sucesso ou fracasso? Eu diria que ressuscitar o 500 foi uma aposta ganha da Fiat...Tem o contra de ter um pouco ar de "carro de gaja", mas pessoalmente, já conduzi o 500 Sport (acima disto só o Abarth) e gostei bastante até! Sucesso!

 

 

Vamos agora ver o Volkswagen Beetle, conhecido por cá como...Carocha:

 

 

Carro do Povo segundo Hitler, o Carocha foi criação de Ferdinand Porsche (sim, aquele que criou a...Porsche!) e foi produzido de 1938 a....2003!!!! Tal como o 500, o Carocha foi um carro com um sucesso tremendo, e teve também ele várias derivações...umas mais bonitas...outras menos convencionais...mas o facto é que o carro era super polivalente, e com mérito soube construir uma história em que conquistou um pouco o carinho de toda a gente, sendo o tipo carro fofinho e que se gosta de ver (menos o pessoal do Top Gear).

 

 

 

Ora, em 1997 a Volkswagen renovou o Carocha e saiu o bicho que vemos acima...Ora, o carro não é feio, mas não teve nem de perto nem de longe o impacto do modelo original! Perdeu parte da sua pinta e nem por isso se vêm muitos modelos por ai...Recentemente foi lançada uma nova versão, mas a meu ver é mais do mesmo! Sucesso ou fracasso? Pessoalmente não gosto do carro, não há tantos assim a andar por ai...Fracasso!

 

Segue-se o Lancia Delta:

 

 

 

Ah...o mítico Lancia Delta, máquina que tanto rally conquistou, e um carro que não sendo propriamente um poço de beleza....Eu ADORO! É verdade que o Delta não ganhou reconhecimento e carinho por ter sido um citadino notável, ou um sucesso massivo de vendas...Não, o Lancia Delta notabilizou-se no Campeonato Mundial de Rallys, ganhado o título de marcas desde 1987 a 1992 por exemplo! O Delta começou a ser produzido em 1979 e a sua produção cessou em 1994! Houve também uma segunda geração, de 1993 a 1999 mas sem grande impacto...

 

 

 

 

 O novo Delta, anda ai desde 2008, e é um total corte com o passado...Qualquer semelhança com a primeira geração do Delta é pura coincidência e o pedigree do modelo que conquistou o mundo nos rallys, desapareceu...Agora é um carro chique...interessante....mas que NADA tem a ver com o que foi no passado! Sucesso ou fracasso? Também não me parece haver muitos...e devido ao radical corte com o passado...fracasso!

 

Finalmente, para terminar um post que já vai enorme...o Mini:

 

 

 Ah...o Mini...o cuxi cuxi dos pequenos carros! Produzido de 1959 a 2000, o Mini é um dos mais emblemáticos clássicos que por ai andam! Ver um em óptimas condições dá gosto, e sempre foi um carro útil, prático, económico...pessoalmente comparo-o muito ao Fiat 500! Este carro teve mil e uma variantes desde carrinha a pick-up...versatilidade era também a palavra de ordem! Era a BMC que produzia...penso.

 

 

Ah...o novo Mini, introduzido em 2001...Ora, pessoalmente não acho jeitinho nenhum ao carro...porque lá está, de Mini não tem nada! O novo ao pé do velho, parece o elefante ao pé de uma formiga! Ainda assim....a verdade é que o carro vendeu bastante bem e eles "andem" ai!!! Sucesso ou fracasso? Sem dúvida sucesso...

 

E pronto...espero que tenham gostado!

 

A todos, um bem haja

 

 

música: Through My Eyes - Scorpions
sinto-me: Conspicous...

Crab a 16 de Agosto de 2011 às 01:26
Saudações automobilisticas,

Bem destes quatro carros, penso que o que arruinou completamente a imagem do seu modelo old school foi o beetle , em que passou de ser um carro adorado por toda e qualquer pessoa, a um carro de mulher, e não muitas tenho a dizer.

Já o 500 foi um completo e perfeito renascer, com as mesmas ideias mas adaptadas as circunstancias de hoje em dia, tendendo elas para o aumento do conforto, visto que hoje em dia é no carro que passamos a maior parte do nosso tempo. De notar também, a criação de um moderno motor dois cilindros bi-cilindrico ) chamado Twin Air " que vem uma vez mais manter as ideias do passado.

No que diz respeito ao mini , foi mais um caso em que teve que aumentar de dimensões para se poder tornar mais confortável , e com isto perdeu a imagem de mini , pois é do tamanho de qualquer citadino actual. Mas ainda assim mantém um pouco do design do seu antecessor, mas de carro de jovem engatatão passou a carro de mulher [:<]

O Delta manteve apenas do antigo a ideia de ser um carro revolucionário, sendo que o antigo foi em termos de performance e o actual prende-se mais com questões de estética . Continua a ser um carro que se destaca por ser diferente, mas ainda é difícil de o "engolir" [:<]

Em suma, parabéns á Fiat por ter conseguido manter as raízes do 500, e ter construído o motor Twin Air que é mais uma exclusividade maravilhosa da Fiat tal como os motores Multi Air . E fico triste por se ter perdido o tão adorado Lancia Delta Integralle Evo vencedor de tantos campeonatos de Rally, gostava bastante que com este novo conseguissem voltar a fazer historias no Rally (para começar têm que voltar a correr nos Rallies).

E assim me despeço com um grande abraço aos blogueiros e a todos os visitantes.
Boas curvas rapaziada,

Crab

AOBTW TEAM
ONDE ESTARÁ...
 
Julho 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

19
20
22
23

24
25
26
27
28
29

31


O que andam a dizer
vc vende amigo 11 961956086 whatsapp
Cara, essa banda é uma das minhas favoritas, pena ...
slash o deus das guitaras
Adorei a comida e o restaurante
Pois, de facto, a verdade é que o tempo não abunda...
Às vezes pode acontecer a situação "Não há mais na...
Confesso que por vezes vejo, mas acredita que acab...
Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não r...
Bem, eu como fã adoro o post . O HP também me acom...
Saudações automobilisticas,Bem destes quatro carro...
blogs SAPO