Saudações!
Faz hoje precisamente 10 anos que se deu o atentado contra o World Trade Center, nos Estados Unidos da América! De referir que também o Pentágono teve direito a um avião! Mas o mais marcante foram mesmo as Torres Gémeas. A hora em que este post é lançado, é a mesma em que o primeiro avião colidiu com a primeira torre, 13.46h, hora Portuguesa!
Volvidos 10 anos, a tragédia ainda impressiona, ver as imagens das pessoas que em desespero se atiravam a várias dezenas de metros para fugir das chamas...mesmo sabendo que iam morrer, causa uma tremenda impressão, depois há as eternas teorias da conspiração em que há quem diga que o próprio governo dos Estados Unidos esteve por de trás dos ataques...etc etc...
Mas vamos ao que interessa, e ao que dá título ao tópico, O Mundo mudou! Digo que o Mundo mudou porque a partir desta data o terrorismo foi olhado de modo diferente, é certo que a palavra não era estranha a ninguém, mas a partir do dia 11 de Setembro de 2001, o terrorismo passou a ser uma nuvem a pairar sobre a cabeça de todos nós. Desde então o controlo nos aeroportos passou a ser muito mais rigoroso, paranóico até em certas alturas, qualquer mala ou objecto estranho abandonado era logo apontado como bomba e era o Deus nos acuda...para não falar que depois pegou a "moda" do anthrax, que era o pó branco que fazia mal...e ao contrário da cocaina e afins, antes de se morrer não se fazia um trip curtida.
Depois o senhor G.W. Bush lembrou-se de "Ah e tal...bora invadir o Afeganistão...o Iraque....são eles o mal do Mundo" e o Mundo descambou para a crise em que se encontra! Os preços do petróleo descambaram, e ficou tudo mais maluco do que andava. Jurava o Bush que o Saddam tinha armas atómicas...mataram o Saddam, quanto ás armas...nem vê-las.
O certo é que hoje o Mundo continua maluco, o Iraque e o Afeganistão não estão calmos, a ameaça terrorista continua, e aqui e ali vão estoirando umas guerras! Foi-se de cavalo para burro, e a crise Mundial ganha cada vez mais intensidade...o futuro esse, assusta!
A todos, um bem haja